terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O uso das tecnologias na escola

A utilização das tecnologias na escola já é uma realidade, no entanto em muitas instituições seu uso ainda é meramente instrumental, no qual reforça a prática que se tem, embora esteja facilitando e aperfeiçoando, por exemplo, se quiséssemos falar sobre os continentes pegaríamos o mapa do mundo e colocaríamos na parede, hoje podemos expor muito mais imagens, com muita perfeição e atualidade, no entanto essa forma de utilização não leva a melhorias no ensino. Segundo Pretto “... nada adianta pensar em preparar para o futuro como sendo uma preparação para o mercado, preparar para o futuro, se essa preparação continuar centrada no ensinamento e no aprendizado de técnicas para o simples uso das tecnologias, entendidas ainda como ligadas à lógica utilitarista-instrumental...” Pensando na tecnologia como estruturante de novos processos haverá espaço para que o aluno possa associar seus conhecimentos e elaborar novos saberes como parte do processo de sua formação no qual ele é o autor, para tanto “...precisamos pensar na possibilidade de pedagogias que nos dêem condições de trabalhar com a diferença enquanto elemento fundante do processo humano.” (Pretto, 2005)
Acredito que se pegarmos um simples nó em uma rede social  (por exemplo os contatos que se ligam a o aluno, e fizermos o mesmo com outros alunos) veremos que eles se aproximam, mas com cereteza irão apresentar muitas diferenças em seus contatos, na forma de se comunicar, nos valores. O que faz com que ele seja diferente e essas diferenças apontam para uma real necessidade de mudanças na prática educativa nessa era da comunicação e informação, gostei do vídeo "A VISÃO DOS ESTUDANTES” acho que ele exemplifica bem os tempos atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário