sexta-feira, 6 de maio de 2011

O TEXTO ABAIXO FOI PUBLICADO NESTA QUINTA-FEIRA NO FACEBOOK DE PALOMA > JORGE AMADO E REPRODUZIDO NO BLOG DE CLáUDIA WASILEWSKI > > ODEIO PREPOTêNCIA


>
> /PALOMA JORGE AMADO*/
> [1]Era 1998, estavamos em Paris, papai já bem doente participara da
> Feira do Livro de Paris e recebera o doutoramento na Sorbonne, o que o
> deixou muito feliz. De repente, uma imensa crise de saúde se abateu
> sobre ele, foram muitas noites sem dormir, só mamãe e eu com ele.
> Uma pequena melhora e fomos tomar o aviao da Varig (que saudades) para
> Salvador.
>
> Mamãe juntou tudo que mais gostavam no apartamento onde não mais
> voltaria e colocou em malas. Empurrando a cadeira de rodas de papai,
> ela o levou para uma sala reservada. E eu, com dois carrinhos, somando
> mais de 10 malas, entrava na fila da primeira classe. Em seguida
> chegou um casal que eu logo reconheci, era um politico do Sul (nao
> lembro se na época era senador ou governador, já foi tantas vezes os
> dois, que fica dificil lembrar). A mulher parecia uma arvore de Natal,
> cheia de saltos, cordões de ouros e berloques (Calá, com sua graça,
> diria: o jegue da festa do Bonfim). É claro que eu estava de jeans e
> tênis, absolutamente exausta. De repente, a senhora bate no meu ombro
> e diz: Moça, esta fila é da primeira classe, a de turistas é aquela
> ao fundo. Me armei de paciência e respondi: Sim, senhora, eu sei.
> Queria ter dito que eu pagara minha passagem enquanto a dela o povo
> pagara, mas nao disse. Ficou por isso. De repente, o senhor disse à
> mulher, bem alto para que eu escutasse: até parece que vai de
> mudança, como os retirantes nordestinos. Eu só sorri. Terminei o
> check in e fui encontrar meus pais.
>
> Pouco depois bateram à porta, era o casal querendo cumprimentar o
> escritor. Não mandei a putaquepariu, apesar de desejar fazê-lo,
> educadamente disse não. Hoje, quando vi na tv o Senador dizendo que
> foi agredido por um repórter, por isso tomou seu gravador, apagou seu
> chip, eteceteraetal, fiquei muito retada, me deu uma crise de
> mariasampaismo e resolvi contar este triste episódio pelo qual
> passei. Só eu e o gerente da Varig fomos testemunhas deste episódio,
> meus pais nunca souberam de nada…
>
> /* Paloma Jorge Amado é psicóloga./

Nenhum comentário:

Postar um comentário